04/05/2015 Ana Deliberador

37ºdia | 120milhas | 11/08/14 | Fairbanks-Healy

Dia de sol entre nuvens. Saímos em direção a Healy. Não deu para irmos até a placa Círculo Polar Ártico. Uma pena mas….é apenas uma placa.

IMG_9134Almoçamos no The Northen Most Denny’s in the World, como diz a placa! Adoro comer no Denny’s mas, até agora, não tínhamos encontrado nenhum.

Os carros daqui tem uma tomada elétrica na frente, solta. Segundo o Zé é para plugar a bateria, que descarrega com muita facilidade no inverno, a uma fonte de energia.

Não foi fácil conseguir hotel em Healy. Todos, mesmo os mais caros, com lotação esgotada. Por sorte, alguém desistiu da reserva e então, fomos para lá. Ao longo da estrada, muitos trechos sendo consertados. O inverno, pelo jeito, destroi mesmo o asfalto.

Paramos para comer alguma coisa no Fireweed Roadhouse e ali encontramos uma moto com sidecar que já havíamos encontrado na BMW de Fairbanks. Tivemos chance de conversar com os viajantes. O Zé perguntou se se revezavam na pilotagem e disseram que não: o que viaja no sidecar dorme o tempo todo! Muito interessante: eu, sentada na garupa, cochilo, muitas vezes!

IMG_1630            O lobby do nosso hotel – Denaly Park Hotel Healy, 247 Parks Highway – é um vagão de trem. Hotel simples, agradável, no meio do nada e com uma paisagem incrível, rodeado de plantas silvestres.

Jantamos em Healy, num restaurante muito concorrido. Meu sanduíche, enorme, era muito bom. Não consegui comer nem a metade.

Nas imediações do hotel coletei várias plantas.

Fomos ao Denali National Park and Preserve, onde está a maior montanha da América do Norte, o Mount McKinley. O passeio é feito de ônibus; não são permitidos veículos particulares dentro do parque, a não ser até a zona de camping.

Os primeiros ursos que vimos, cinzentos, eram três: mãe e dois filhotes. Além deles, vimos muitos caribus, uma  IMG_9078        IMG_9151

IMG_9112        raposa vermelha, muitos esquilos, um alce. E, para terminar, outro urso.

O parque é lindo. Sempre subindo, em direção ao McKinley, com as montanhas mais altas ao fundo. Um espetáculo.

Voltando ao nosso hotel paramos em uma pequena vila formada por hotéis e pousadas. Todas as construções em madeira. O cenário é encantador.

De volta ao hotel, cansadíssimos pelo passeio de 7 horas, mas muito satisfeitos. Valeu a pena, realmente!

Na loja do parque comprei meu 6º livro: Wildflowers of Denali National Park and Interior Alaska, de Verna E. Pratt e Frank G. Pratt. Dentro da Reserva, o Zé comprou pra mim o melhor de todos eles: Alpine Plants of the Northwest Wyoming to Alaska, de Jim Pojar e Andy Mackinnon.

IMG_8805IMG_8999
IMG_8904IMG_8842

 

 

IMG_8825

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Contato

Preencha o formulário e clique enviar